Essa é a paz que procuro, guia-me com tua luz preciosa meu Senhor Jesus Cristo.
Protected by Copyscape Web Copyright Protection

BLOG DO JUKA

*********************************************************



*************************************************************************************************
Click for Belem, Brasil Forecast

Pesca

SENHOR
Fazei com que eu pesque um peixe bem grande, mas bem grande mesmo...para que eu não precise mentir sobre seu tamanho depois...


Marés

As marés são variações do nível do mar causadas pela influência da AÇÃO GRAVITACIONAL DA LUA E DO SOL. A lua influencia muito mais, pela proximidade.
Quando a maré está mais alta, chamamos de maré alta, maré cheia ou preamar; quando está no seu nível mais baixo, chama-se maré baixa ou baixa-mar. Na maior parte dos casos, as marés oscilam em um período de 12 horas e 24 minutos.
Há variações de marés muito grandes, devido à influência da gravidade e da rotação da terra, como no caso dos litorais próximos à linha do Equador.
A maré em São Luiz do Maranhão, no porto de Itaqui, varia muito mais que no litoral de São Paulo, São Sebastião.
Exemplo - no dia 01-01de 2010, no Maranhão, a maré vai variar dessa forma:
Sexta feira, 01-01-2010
01:17 - 0.3
07:32 - 6.1
13:39 - 0.6
19:53 - 6.4
Isso significa uma variação de mais de 6 m de diferença entre a baixa mar e a cheia. Imagine a corrente dentro do mangue? É realmente, muito forte.
E no mesmo dia em São Paulo, São Sebastião:
Sexta Feira, 01-01-2010
03:43 - 1.3
09:39 - 0.3
14:13 - 1.1
21:53 - (-)0.1
Ou seja, variação de 1 m entre a alta e a baixa.
Clique aqui e selecione o porto para verificar a tábua de marés da data escolhida:
Falamos em marés, pois elas influenciam algumas situações de pesca, são elas:
- Pesca na praia - os momentos de maré podem deixar canais mais próximos ou mais distantes e trazer peixes para próximo ou afastá-los da margem.
- Pesca de costeira - muito cuidado para não ficar preso em um point de pesca, sendo surpreendido pela maré alta e tendo que esperar horas até a maré baixa para poder se deslocar de volta.
- Pesca embarcada no mar - influencia na atividade dos peixes, depende do alvo pretendido, influencia no embarque e desembarque da lancha e na passagem por barras.
- Pesca no mangue - O alvo principal, nesses casos, o robalo, é ativamente influenciado pelas marés. Normalmente, marés paradonas, ou que correm em demasia, atrapalham a atividade desse peixe manhoso. O ideal é buscar as luas de quarto (quarto crescente e quarto minguante) para que a influência da maré seja menor, mas exista.

Por Thiago Fabrette (http://www.guiadepescaesportiva.com.br/dicas-de-pesca/mares.asp)


Home